segunda-feira, 10 de maio de 2010

Newton explica!

Ultimamente, várias pessoas (e confesso que até eu mesmo), meio que por uma onda de ceticismo religioso, ou medo do julgamento final, preocupados com minha alma, ou simplesmente porque eu despertei curiosidade, me fizeram questionamentos sobre a minha concepção de "Deus"... "Mas você acredita em Deus?" elas me perguntavam... "Depende do que você define por Deus", era minha resposta. E passei a refletir mais sobre isso, não exatamente sobre a existência, por que eu acho que o meu tão pequeno conhecimento ainda não chegou ao ponto de ser capaz de fazer tal questionamento, mas sim, sobre minha concepção do que é Deus. Eu já tive várias concepções na minha vida, acreditem ou não, até meus 15 anos eu tinha a ideia de ser freira arraigada na minha mente. Tive a fase, do "será que Ele existe mesmo?", "será que eu realmente devo acreditar em tudo que me falam?", isso capitaneado por algumas doses de filosofia, de alguns filósofos e pensadores em especial... Bom, não foi fácil. Até hoje ainda busco essa concepção, essa minha opinião. Mas, de tudo o que aprendi de tudo que vivi e que busquei, nada foi supérfluo. Tenho minha opinião formada acerca de algumas coisas. Não tenho religião, porque como disse Marx, pra mim é o mal da humanidade. Minha religião sou eu e Ele. Não acredito nem desacredito em doutrinas e dogmas. Respeito, mas questiono. Não acredito num Deus, que nos tem como marionetes, que diz o que deve e o que não deve ser feito, que temos que obedecer inquestionavelmente, que nos diz o que é bom e o que mal, e que se formos bonzinhos, teremos como recompensa um lugarzinho bom no céu, por isso era tão fácil subverter as crianças no Nazismo, era só oferecer doces a ela e dizer que o "Deus" delas não fazia isso. Se esse é o Deus que você acredita, não nesse Deus eu não acredito. Eu acredito numa força superior, que está em todas as coisas, que habita em mim, que me permite errar, me permite acertar, e aprender com meus erros, e crescer com meus acertos, que não me diz o que fazer, mas me orienta quando eu preciso. Sim, nesse Deus eu acredito. Acredito plenamente na Sua existência. Até porque pra isso, eu remeto a uma frase que sintetiza tudo o que eu falei de Isaac Newton, a quem me dei liberdade de tomar por minhas, suas palavras: Se Deus não existisse, seria necessário que inventássemos um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora é com você